Closet Full

Como tudo começou

Adoraria contar uma linda história com um sonho, uma visão, um projeto, uma missão... Mas a verdade foge do padrão acima. Tudo se originou de um acidente. Acidente que acabou ficando maior do que a mim mesmo e tomou vida própria.

Em meados de 2008 surgiram alguns conflitos pessoais sobre homossexualidade e fé.

Percebi que os recursos disponíveis na época eram insuficientes para sanar meus questionamentos e me apresentar um caminho sólido para trilhar.

Comecei então a difícil jornada de recolher informações sobre o assunto.

Minha ignorância no assunto e minha sede pela verdade me levaram a estudar algumas vertentes do assunto, incluindo: abordagem tradicional, teologia inclusiva, casos de mudanças e casos de grandes decepções em tentativas de reorientação sexual.

Como dito acima, por se tratar de um acidente, algumas datas me fogem da memória, mas creio ser por volta de 2009 que algumas coisas começaram a tomar forma.

Comecei a conversar sobre o que estava estudando com algumas pessoas na rede social Orkut, na época não havia um espaço virtual descente para pessoas que queriam entender melhor a atração pelo mesmo sexo, então conversava com pessoas em comunidades de teologia inclusiva. Isso me trouxe uma bagagem muito grande. 

Inclusive, foi assim que nasceu a imagem do “Félix”. Me chamo Lucas Félix, mas sempre achei “Lucas” um nome muito comum e achei que “Félix” traria mais expressão e seria mais fácil de ser lembrado pelas pessoas. Dito e feito! Ironicamente me chamavam de “Gatinho Félix” e eram frequentes os desafios, no qual costumam me perguntar “se o gatinho ia responder ou beber leite”.

Ao contrário do que alguns podem imaginar, eu sempre respeitei e sempre fui respeitado, fiz amizades daquela época que cultivo até hoje, mesmo estando em uma linha de trabalho diferente.

Com o tempo fui percebendo que ali não era o exatamente o meu lugar. Frequentemente tinha meus comentários ou posts apagados sem nenhuma justificava. Aquele garoto que havia entrado em contato para aprender e tirar dúvidas, depois de um tempo passou a ser considerado uma “pedra no sapato” daqueles que estavam convictos de suas crenças e posições.

Por indicação de um amigo, abri um espaço virtual próprio, uma comunidade no Orkut, onde podia falar livremente sem ser censurado de alguma forma. Assim nasceu o Closet Full.

Não me recordo exatamente o motivo do nome, mas lembro que era “Closet Full – Bíblia e Sexualidade”. A ideia do nome “Closet Full” era para ser algo voltado para os gays, ou pelo menos algo que chamasse a atenção deles.



Foi uma estratégia impensada, mas que deu certo. O público sempre foi muito mais homossexual do que religioso, assim como ainda o é.

Com o tempo, essa comunidade acabou atraindo um público que não tinha em outros locais, não apenas cristãos de teologia inclusiva, mas homossexuais em geral, incluindo aqueles, que assim como eu, não estavam satisfeitos com a atração pelo mesmo sexo.

Os interessados em teologia começaram a diminuir e a aumentar o número daqueles que diziam não queriam ser mais gays.

Como não estudava apenas a questão sobre a ótica teológica comecei a dividir também materiais que tratavam de uma mudança, ou “restauração sexual”, o termo que comecei a utilizar com mais frequência.

Um amigo visionário criou um site, visando uma forma melhor de concentrar informações. Inicialmente fui contra, eu gostava da interação da rede social e a proximidade que isso me dava das pessoas. Ele a contra gosto, criou um blog em 2010 e o manteve por alguns meses, me provando assim que interação poderia ser a mesma ou até maior do que a rede social, sem contar as vantagens de ter o conteúdo de forma mais organizada.

Assim permaneci por 05 anos.

Anos inesquecíveis, que me trouxeram não só boas amizades, bons frutos, mas o amadurecimento necessário para "virar a página" e continuar a jornada.

O "Bússola" nasce da minha experiência nesse tempo, mas não o faço com orgulho, mas com a humildade em reconhecer que ainda há muito a aprender.

O "Bússola" não é um ponto final de um trabalho, mas uma vírgula que ampliou meu horizonte e trouxeram questões maiores que já não cabiam naquele trabalho.

Apesar das reformulações, o trabalho continua, não apenas importando para esse espaço o que foi construído de bom, mas inovando e ampliando novos horizontes.

Aproveito a oportunidade para agradecer imensamente cada pessoa que caminhou ao meu lado nesse tempo. Cada contato, cada partilha, cada esforço, cada choro, cada riso.

Saibam que valeu a pena e que sou imensamente grato por cada um que teve a ousadia em caminhar comigo.

Evidentemente, um agradecimento especial a todos fizeram parte diretamente do trabalho, não apenas aqueles que chamei de membros, mas de família. São laços que não quero apenas manter, mas ampliar.

Lucas Félix (Félix Silva)

Um comentário:

  1. cara primeira vez que vi como tudo começou, não tinha ideia q esse trabalho já existia há muito mais tempo do que eu imaginava. Pena só tê-lo descoberto ano passado, mas que bom que ele continua e não está acabado! O site closetfull fui uma semente na minha vida, uma faísca que se ascendeu para uma possibilidade de vida que eu almejava, mas me parecia impossivel. Esse trabalho é de Deus e é muito importante para a própria ciencia que ignora a existencia de outras interpretações a respeito da sexualidade. Desconstruir a ideia de uma sexualidade nata e imutável é o melhor que esse site tem a oferecer, obrigado!

    ResponderExcluir