terça-feira, 28 de abril de 2015

Virando a Página

Adoraria contar uma linda história com um sonho, uma visão, um projeto, uma missão... Mas a verdade foge do padrão acima. Tudo se originou de um acidente. Acidente que acabou ficando maior do que a mim mesmo e tomou vida própria.

Em meados de 2008 surgiram alguns conflitos pessoais sobre homossexualidade e fé.

Percebi que os recursos disponíveis na época eram insuficientes para sanar meus questionamentos e me apresentar um caminho sólido para trilhar.

Comecei então a difícil jornada de recolher informações sobre o assunto.

Minha ignorância no assunto e minha sede pela verdade me levaram a estudar algumas vertentes do assunto, incluindo: abordagem tradicional, teologia inclusiva, casos de mudanças e casos de grandes decepções em tentativas de reorientação sexual.

Como dito acima, por se tratar de um acidente, algumas datas me fogem da memória, mas creio ser por volta de 2009 que algumas coisas começaram a tomar forma.

Comecei a conversar sobre o que estava estudando com algumas pessoas na rede social Orkut, na época não havia um espaço virtual descente para pessoas que queriam entender melhor a atração pelo mesmo sexo, então conversava com pessoas em comunidades de teologia inclusiva. Isso me trouxe uma bagagem muito grande. 

Inclusive, foi assim que nasceu a imagem do “Félix”. Me chamo Lucas Félix, mas sempre achei “Lucas” um nome muito comum e achei que “Félix” traria mais expressão e seria mais fácil de ser lembrado pelas pessoas. Dito e feito! Ironicamente me chamavam de “Gatinho Félix” e eram frequentes os desafios, no qual costumam me perguntar “se o gatinho ia responder ou beber leite”.

Ao contrário do que alguns podem imaginar, eu sempre respeitei e sempre fui respeitado, fiz amizades daquela época que cultivo até hoje, mesmo estando em uma linha de trabalho diferente.

Com o tempo fui percebendo que ali não era o exatamente o meu lugar. Frequentemente tinha meus comentários ou posts apagados sem nenhuma justificava. Aquele garoto que havia entrado em contato para aprender e tirar dúvidas, depois de um tempo passou a ser considerado uma “pedra no sapato” daqueles que estavam convictos de suas crenças e posições.

Por indicação de um amigo, abri um espaço virtual próprio, uma comunidade no Orkut, onde podia falar livremente sem ser censurado de alguma forma. Assim nasceu o Closet Full.

Não me recordo exatamente o motivo do nome, mas lembro que era “Closet Full – Bíblia e Sexualidade”. A ideia do nome “Closet Full” era para ser algo voltado para os gays, ou pelo menos algo que chamasse a atenção deles.



Foi uma estratégia impensada, mas que deu certo. O público sempre foi muito mais homossexual do que religioso, assim como ainda o é.

Com o tempo, essa comunidade acabou atraindo um público que não tinha em outros locais, não apenas cristãos de teologia inclusiva, mas homossexuais em geral, incluindo aqueles, que assim como eu, não estavam satisfeitos com a atração pelo mesmo sexo.

Os interessados em teologia começaram a diminuir e a aumentar o número daqueles que diziam não queriam ser mais gays.

Como não estudava apenas a questão sobre a ótica teológica comecei a dividir também materiais que tratavam de uma mudança, ou “restauração sexual”, o termo que comecei a utilizar com mais frequência.

Um amigo visionário criou um site, visando uma forma melhor de concentrar informações. Inicialmente fui contra, eu gostava da interação da rede social e a proximidade que isso me dava das pessoas. Ele a contra gosto, criou um blog em 2010 e o manteve por alguns meses, me provando assim que interação poderia ser a mesma ou até maior do que a rede social, sem contar as vantagens de ter o conteúdo de forma mais organizada.

Assim permaneci por 05 anos.

Anos inesquecíveis, que me trouxeram não só boas amizades, bons frutos, mas o amadurecimento necessário para "virar a página" e continuar a jornada.

O "Bússola" nasce da minha experiência nesse tempo, mas não o faço com orgulho, mas com a humildade em reconhecer que ainda há muito a aprender.

O "Bússola" não é um ponto final de um trabalho, mas uma vírgula que ampliou meu horizonte e trouxeram questões maiores que já não cabiam naquele trabalho.

Apesar das reformulações, o trabalho continua, não apenas importando para esse espaço o que foi construído de bom, mas inovando e ampliando novos horizontes.

Aproveito a oportunidade para agradecer imensamente cada pessoa que caminhou ao meu lado nesse tempo. Cada contato, cada partilha, cada esforço, cada choro, cada riso.

Saibam que valeu a pena e que sou imensamente grato por cada um que teve a ousadia em caminhar comigo.

Evidentemente, um agradecimento especial a todos fizeram parte diretamente do trabalho, não apenas aqueles que chamei de membros, mas de família. São laços que não quero apenas manter, mas ampliar.

Lucas Félix (Félix Silva)

8 comentários:

  1. Boa sorte em sua nova empreitada, conte com seu xará do Atração Indesejada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaaaala Lucas, tudo bem?
      Bom te ver por aqui e melhor ainda saber que estamos na mesma jornada.

      Abraço

      Excluir
    2. Fiquei preocupado, você tinha sumido cara rsrs, que bom que está de volta.

      Excluir
  2. Sumiu, irmão!! tentava acessar várias vezes o site, e só dava para convidados! o que aconteceu? fiquei com medo de que fosse perseguição ou algo assim!
    Venha cá: não teria como nos disponibilizar o conteúdo antigo, não? queria compartilhar com outros irmãos e também ler e reler alguns.
    Paz pra você e graças a Deus que voltou!

    ResponderExcluir
  3. Salve!
    Tudo bem?
    Houveram algumas complicações com o modelo antigo e aproveitei para uma reformulação.
    O conteúdo antigo vai voltar gradativamente nesse espaço.
    Assim como um novo conteúdo.
    Caso precise de algo específico, por favor me envie um e-mail.
    Fique com Deus. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Tá certo! já já vou indicar o seu site aos irmãos!
    Paz pra você e valeu, velho!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Lucas sou fan do teu site.
    Apos varias pesquisas, incluindo muita leitura, e muita formação, consegui entender que a homosexualidade é o resultado de várias problemas, problemas que começam na infancia, o comum é o pai ausente (embira presente), embora muitos pais nao sabem mas a emportancia da sua figura é ajudar o filho na construção da sua auto estima como homem, e com maior atenção se o filho for de caracter mais timido , sensível.
    Sou o Paulo nunca sofri de abusos, mas era bastante sensivel, passei a minha infancia a tentar sobreviver de maus tratos na escola, era alvo de gozo, tinha muita tristeza, efeminado , teimava muito o mundo dos homens,sofri de solidao e de muita ansiedade a unica forma de aceitação era na envolvencia homo com homens viris, nao foram muitos mas o suficiente para habituar me a genitalizar os meus conflitos. Os momentos na intimidade eram um alivio que se seguiam de sentimentos de culpa , vergonha, um posso sem fundo, semelhante muitas vezes ao mundo dos toxicodependentes , a 10 anos decidi que nao teria mais relações pelo menos fisicas e nunca mais tive, foi a procura de respostas e encontrei muitas, aprendi que sou responsável por tudo o que me acontece, sou livre de escolher os meus pensamentos, e que os meus pensamentos criam a minha realidade, é necessário reprogramar o cérebro, a homosexualidade situa se no subconsciente, quem sofre com AMS tende a pensar demasiadamente no problema e a torna lo cada vez maior, entao vamos trabalhar sobre o que queremos para a nossa vida, o tipo de homem que queremo ser , a dias um psiquiatra dizia o porque não interesse, o como é que é importante, somos dotados de um sistema reticular, façam buscas na net sobre amor próprio, auto estima, pensamentos , PNL.
    Posso aqui dar muitas dicas, outra coisa essa efeminado que eu era ja faz parte do passado. A atracção pelo mesmo sexo é sem duvida um conflito com várias vertentes, torna te o homen que te atraio, muito desporto, bons pensamentos ajudam a uma vida melhor e assim virão as respostas de muitas questoes existências

    ResponderExcluir
  6. Sou o Paulo
    Podem ler também sobre o poder das afirmações, o poder das visualizações.
    A meditação é uma arma poderosa para a realização dos nossos desejos, o desporto tb é uma forma de desenvolver a auto estima, esquecam a pornografia, e toda a ferramenta gay que tenham no pc deve ser eliminada, tenham em mente o ideal da vida hetero que corresponde a naturalidade e a complementaridade ser humano, a opiniao geral que a homosexualidade é normal ( o socialmente correcto ) contamina o espirito, ela tornou se um assunto politico, é um lobby, ninguém quer saber do sofrimento de quem passa pelo assunto.
    E nao esqueçam é um trabalho diario e para a vida, nao só para a AMS mas para tudo o que queremos alcançar e nao se esqueçam de dizer todos os dias , eu me amo, sou a pessoa mais importante da minha vida.
    Abraço para todos
    Um grande obrigado ao Lucas

    ResponderExcluir